InicioDesportoBasquetebolBasquetebol: Angola defronta Marrocos na rota do mundial

Basquetebol: Angola defronta Marrocos na rota do mundial

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol começa sexta-feira, na cidade do Cairo (Egipto), a segunda volta do torneio de qualificação para o mundial de 2019 diante do Marrocos, numa altura em que lidera o grupo C com seis pontos e tem quase assegurada passagem à etapa seguinte.

O jogo terá início às 16:30, sendo o conjunto angolano um dos principais favoritos entre os três que passam a outra fase, apesar das vicissitudes vividas durante a sua preparação.

Na primeira volta, em Luanda, a selecção nacional obteve três vitórias em igual número de jogos, pelo que necessita de apenas um triunfo para garantir lugar na próxima fase, pois totalizará 10 pontos, inalcançáveis pela RDC, actualmente com três pontos no quarto e último lugar do grupo. O Egipto é segundo, com cinco, seguido do Marrocos com quatro.

O calendário reserva para a noite de sábado (19h) o confronto com os donos da casa (Egipto) e no domingo, novamente de tarde (16:30), Angola encerra esta fase do apuramento frente a República Democrática do Congo (RDC), adversário ao qual venceu por maior margem (73-64) na primeira volta, mas que desta vez conta com o poste Bismark Biyombo, do Orlando Magic da NBA.

No entanto, as dificuldades por que passou a equipa angolana no torneio de Luanda poderão ser maiores na cidade do Cairo, pois Marrocos, a quem venceu por seis pontos de diferença (62-56), e Egipto, por quatro (68-64), também reforçaram-se com alguns dos seus melhores executantes, com realce para o anfitrião Assem Marei e o marroquino Abdelhakim Zouita, e, em sentido inverso, a selecção nacional apresenta-se sem um dos seus mais influentes jogadores (Carlos Morais).

Para essa missão, a equipa técnica liderada por Willian Voight tem à disposição Pedro Bastos, Hermenegildo Mbunga, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas, Hermenegildo Santos, Jaques Conceição, Edson Ndoniema, Gerson Lukeny, Leonel Paulo, Reggie Moore, Gerson Domingos e Yanick Moreira.

Dezasseis selecções divididas em quatro grupos de quatro cada disputam, até Fevereiro de 2019, as cinco vagas a que o continente tem, pela primeira vez, direito para o mundial, a realizar-se na China de 31 de Agosto a 15 de Setembro próximo.

Passam à outra fase as três primeiras de cada grupo, formando duas séries de seis selecções, que se defrontam na segunda etapa da qualificação, a fim de encontrar os cinco apurados.

Além do Cairo, as cidades de Dakar, Lagos e Radès acolhem, de 29 deste mês a 1 de Julho, os jogos dos grupos D (Senegal, Moçambique, Cote d’Ivoire e República Centro Africana), B (Nigéria, Mali, Uganda e Rwanda) e A ((Tunísia, Camarões, Guiné e Tchad). (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.