- Publicidade-
InicioMinistériosMinistério da EducaçãoSecretário de Estado defende formação contínua dos professores

Secretário de Estado defende formação contínua dos professores

A formação contínua de professores no processo de ensino e aprendizagem é uma ferramenta indispensável para potenciar a qualidade de desempenho profissional dos professores e docentes em serviço e dos que desejam, afirmou o secretário de Estado da Educação para Ensino Pré-escolar e Geral, Joaquim Felizardo Cabral.

Joaquim Felizardo Cabral fez esta afirmação segunda-feira, em Luanda, durante uma aula magna sobre “ A importância da formação contínua do professor no processo ensino aprendizagem na sessão de abertura dos cursos de agregação pedagógica no Instituto Superior das Ciências de Educação.

Para o governante, a formação contínua é complementar e torna-se necessário actualizar os conhecimentos para que o profissional possa desempenhar melhor as suas funções.

Com a implementação da formação, acredita que estão a contribuir para o desenvolvimento económico, social, político e cultural do país, não só porque estimula a melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem, dos processos e resultados de investigação científica e pedagógica, mas também prestar em simultâneo um serviço útil e imediato à sociedade angolana, mitigando este défice de formação no país.

“Por meio da formação contínua, os professores e os gestores das instituições de educação, tornam-se mais capacitados para ponderar sobre todos os aspectos pedagógicos e, para além deles, propor estratégias com a finalidade de superar as dificuldades e instalar mudanças significativas em toda comunidade escolar”, reforçou.

Desta forma, afirmou ser necessário que as escolas façam formações contínuas dos professores com base nas suas reais necessidades e sendo o professor um eterno aprendiz, deve levar toda sua aprendizagem para a sala de aula uma vez que o acesso ao conhecimento permite que o professor transforme a realidade dos seus alunos, a sua vida e trás mais qualidade ao trabalho.

Para si, ensinar é uma tarefa complexa, mas quando o professor tem conhecimentos sólidos sente-se confortável, mais seguro e como consequente tem o trabalho facilitado.

No seu entender, as actualizações contínuas na aprendizagem são imprescindíveis para alcançar qualquer objectivo, além de propiciar uma carreira profissional tranquila e deve ser encarada como uma ferramenta e estratégia de crescimento profissional e pessoal, por isso o é imperioso que o professor se mantenha actualizado, acompanhando a volatilidade do mercado e das mudanças tecnológicas.

A formação contínua trás bastantes benefícios, tem grande impacto na educação por permitir aprender mais para poder planificar e organizar novas metodologias activas de ensino, bem como analisar e identificar os principais obstáculos que impossibilitam um ensino de qualidade. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.