InicioCiências e TecnologiaMarte: está a decorrer uma tempestade de poeira em toda a superfície...

Marte: está a decorrer uma tempestade de poeira em toda a superfície do planeta

Ao longo das duas últimas semanas, uma tempestade de areia massiva tem assolado Marte. Uma das consequências desta tempestade foi a hibernação forçada do veículo Opportunity da NASA. Esta hibernação ocorreu porque a Opportunity funciona com base em energia solar, sendo que o sol está tapado pela tempestade.

A NASA recebeu agora informação sobre esta tempestade da Curiosity, outro veiculo da NASA que se encontra no lado oposto do planeta vermelho. Isto significa que esta tempestade tem uma dimensão global.

A NASA afirma que a tempestade ocupa agora toda a circunferência de Marte, tornando-a numa tempestade que provavelmente atinge toda a superfície do planeta. Enquanto a Opportunity já hibernou devido à falta de energia solar, a Curiosity não corre o mesmo risco. As últimas informações enviadas pelo veículo da NASA indicam que a quantidade de poeira no ar na sua localização duplicou ao longo da última semana. Porém, a Curiosity não funciona a energia solar: funciona com uma bateria nuclear. Assim sendo, não necessita da energia solar para se manter activa.

Porém, isto não significa que a Curiosity não possa sofrer danos devido à tempestade. Devido à falta de luminosidade e à poeira, as câmeras do veículo da NASA necessitam de mais tempo de exposição para realizar o seu trabalho. E mais tempo de exposição significa também que o equipamento se torna mais vulnerável à poeira.

Não se sabe quanto tempo irá durar esta tempestade

Algumas tempestades no planeta vermelho duram algumas semanas. Porém, outras podem prolongar-se durante anos. Os factores que ditam a duração das tempestade ainda não são totalmente compreendidas pelos cientistas. Assim sendo, esta tempestade e a informação recolhida pelos veículos é de grande interesse para a comunidade científica.

Uma tempestade deste género na Terra?

Em circunstâncias normais, é neste momento impossivel devido a diversos factores: a composição da nossa atmofesra, a gravidade mais forte ou a vegetação nos solos. Porém, Marte não é o único planeta a apresentar tempestade a nivel planetário. Em 2013 foi detectada uma tempestade de raios e trovões que englobou a totalidade de Saturno, numa distância total de 300.000km. (Maistecnologia)

Fonte: Gizmodo

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.