InicioMundoÁfricaUnião Africana quer parlamento da SADC

União Africana quer parlamento da SADC

A União Africana augura que o fórum parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) evolua para Parlamento regional, em prol do desenvolvimento e do bem-estar dos povos.

A intenção foi expressa pelo membro do parlamento africano, Hélio de Jesus Pina Sanches, na cerimónia de abertura da 43ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, orientada nesta segunda-feira (25) pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

Considerou a problemática da integração do Parlamento Panafricano como “um desafio de todos Estados das diferentes regiões económica do continente”.

“Não pode haver uma verdadeira integração económica, sem a participação activa das suas populações, daí o papel primordial do parlamento”, ressaltou.

Por sua parte, a presidente do Grupo Regional de Mulheres Parlamentares da SADC, Mats’epi Molise-Ramakoae, espera por maior emancipação da mulher e representatividade do género nos órgãos de soberania dos respectivos países.

Manifestou preocupação e solicitou medidas para conter o número de casos de abusos sexuais e de gravidezes precoces, devido as implicações negativas para o desenvolvimento dos países de região.

Defendeu também a realização de eleições livres e justas nos países na região, destacando as marcadas para este ano no Zimbabwe e na RDC, bem como o aumento do número de mulheres nos órgãos de soberania.

Já a secretária-geral do Fórum Parlamentar da SADC, Boemo Segkoma, espera que a agenda do fórum contribua para a real integração regional.

Fatuma Ibrahim Ali, da Assembleia Legislativa da África Oriental, enalteceu a liderança angolana e o seu empenho para a constituição do parlamento regional.

Declarou que a África precisa de instituições fortes, para garantir a unidade e prosperidade do continente, esperando que o fórum cuide de elementos essenciais para uma integração efectiva.

A presidente da Assembleia Nacional de Moçambique, Verónica Nataniel Macano Dhlovo, almeja que no mandato de Angola no fórum parlamentar decorra um processo integrado e inclusivo de integração regional.

Na mensagem de agradecimento, enalteceu as condições criadas para o êxito da 43ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.