InicioMundo LusófonoCabo VerdeComissão da CEDEAO promove workshop para jornalistas disseminarem informação sobre mandato da...

Comissão da CEDEAO promove workshop para jornalistas disseminarem informação sobre mandato da paz e segurança

A Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reúne, a partir de hoje, em Abuja, Nigéria, jornalistas dos 15 Estados-membros para um workshop que visa disseminar informação sobre o mandato da paz e segurança da organização.

De acordo com informações recolhidas junto da Comissão da CEDEAO, o workshop, que tem a duração de três dias, pretende examinar “o papel da média na promoção da paz e segurança na região da CEDEAO”.

Além disso, o evento pretende, ainda, divulgar as acções e programas nos Estados-membros, através dos meios de comunicação social nacionais públicos e privados.

Neste sentido, o encontro vai fornecer aos jornalistas da África Ocidental “informação apropriada” sobre os esforços da paz e segurança da Comissão da CEDEAO para os tornar mais informados e envolvidos com os cidadãos da Comunidade e, assim, “promover eficazmente e segurança na região”.

O workshop contará com apresentações de vários departamentos e direcções da Comissão da CEDEAO, incluindo o Fundo de Paz do Departamento dos Assuntos Políticos, Paz e Segurança (PAPS), o Secretariado do Quadro de Prevenção de Conflitos da CEDEAO (ECPF), Aviso Prévio, Comunicação, Manutenção da Paz e Segurança Regional, Assuntos Legais, bem como Assuntos Humanitários e Sociais.

De acordo com a mesma fonte, o exercício, que é apoiado pela União Europeia (UE), faz parte do plano de acção da estratégia de comunicação e visibilidade do programa de mandato da CEDEAO para a Paz, a Segurança e a Estabilidade Regional (CEDEAO-UE PSS).

Neste sentido, a perspectiva é que o workshop produza recomendações sobre as melhores práticas no relato de iniciativas de construção da paz da CEDEAO, compreensão do trabalho da organização na mediação de conflitos, apoio às eleições credíveis e aprofundamento da governança democrática, entre outros.

Criada em 1975 pelo Tratado de Lagos, a CEDEAO (ou também ECOWAS, sigla em Inglês) é uma organização de integração regional que engloba 15 países da África Ocidental e cujos principais objectivos são a integração económica, o comércio regional e a cooperação política.

Cabo Verde, Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Serra Leoa, Senegal e Togo são os países que integram a comunidade. (Inforpress)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.