Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Ex-governador do BNA arrola José Eduardo dos Santos como testemunha

No processo nº 06/2018 instruído pelo procurador junto da DNIAP, Napoleão de Jesus Monteiro, Valter Filipe alegou que toda operação foi feita “sob orientação e com o conhecimento do antigo Presidente da República”.

A defesa do ex-governador do Banco Nacional de Angola (BNA) Valter Filipe incluiu o ex-Chefe de Estado e ainda presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, como testemunha de defesa no processo sobre a alegada transferência ilegal de 500 milhões USD de Angola para um banco no estrangeiro.

Durante uma das secções de interrogatório, conduzida pelo procurador Napoleão Monteiro junto da Direcção Nacional e Investigação e Acção Penal (DNIAP) da PGR, o ex-governador do BNA alegou que “toda operação foi feita sob orientação e com o conhecimento do antigo Presidente da República”, tendo, na ocasião, rejeitado as acusações que lhe foram imputadas de crimes de “peculato, associação criminosa, burla por defraudação e branqueamento de capitais”.

Fontes judiciais confirmaram ao Expansão que Valter Filipe “entregou cópias de documentos” indicando que “terá agido a mando” do antigo chefe do Governo.

Além de Valter Filipe, no âmbito do processo sobre a “transferência ilegal” de 500 milhões de dólares” estão constituídos arguidos Filomeno dos Santos “Zenú”, filho do ex-PR, e o seu sócio, Jorge Gaudens Pontes, PCA do Banco Mais, e mais dois funcionários do banco central. (Expansão)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »