InicioMinistériosMinistério das Relações ExterioresMinistros da SADC concertam posições para cimeira da UA

Ministros da SADC concertam posições para cimeira da UA

A 20ª reunião do Comité Ministerial do Órgão de Cooperação para Política de Defesa e Segurança da SADC vai permitir a concertação de posições para a Cimeira da União Africana (UA), a decorrer dentro de uma semana, na Mauritânia, informou nesta sexta-feira o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Em declarações à imprensa, para falar da agenda desta 20ª reunião do órgão presidido por Angola, referiu ser o momento ideal para se concertar ideias sobre os assuntos mais importantes, em termos de paz e segurança, a serem discutidos na UA.

Informou que a SADC vai emitir opiniões de dossiês que estão na agenda da União Africana, nomeadamente, a reforma da organização continental, aprovada na última Cimeira de Kigali (Rwanda), em que Angola faz parte do grupo dos cincos países encarregues de trabalhar no processo de reforma.

A SADC levará ainda para a reunião de cúpula continental as questões da Zona de Comércio Livre aprovada em Kigali (Rwanda), com particular atenção para se saber dos países que já ratificaram o acordo.

Com termo previsto para sábado (22), os ministros da SADC vão passar em revista a situação prevalecente na República Democrática do Congo (RDC), no Zimbabué, Madagáscar e no Reino do Lesotho.

A reunião de Luanda, aberta pelo Presidente da República, João Lourenço, vai decidir sobre o dia da libertação da África Austral. Cada país vai proceder um informe sobre a situação interna, segurança, entre outros aspectos. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.