Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Hospital Regional de Malanje regista 65 mortes por malária

Sessenta e cinco pessoas, menos 33 comparativamente a 2017, morreram no banco de urgência de medicina do Hospital Regional de Malanje, vítimas de malária, de Janeiro a Maio deste ano, informou à Angop, terça-feira, o chefe adjunto da referida unidade sanitária, Pedro de Brito.

De acordo com o responsável, das mortes, 30 porcento deveu-se a chegada tárdia dos pacientes ao hospital, facto que constitui preocupação das autoridades sanitárias, uma vez que cresce nos últimos tempos a tendência de cidadãos a procurar a ajuda médica apenas na fase terminal da doença.

Entretanto, Pedro de Brito fez saber que no período em balanço, foram registados cinco mil 921 casos de malária, mais mil e 80 em relação ao igual período anterior, com realce para 565 de malária complicada associada a anemia grave.

Apontou a desnutrição e a hemorragia prolongada como as causas que podem desencadear em anemia grave, que quando não diagnosticada e tratada a tempo pode levar à morte.

Por outro lado o responsável alertou a população a prestar atenção ao como cansaço constante, mucosa ocular descolorida, língua seca acompanhada de muita sede, agitação, bem como aceleração cardíaca, sintomas esses que podem resultar da anemia, pelo que o individuo deve recorrer ao hospital sob pena atingir a fase avançada da doença e incorrer em morte.

Aconselhou a população no sentido de optar sempre por alimentos ricos em proteínas e vitaminas como o feijão, verduras, legumes, frutas, bem como a ingestão de chás e sumos naturais, de maneira a enriquecer e estabelecer a hemoglobina, para o melhor funcionamento do organismo humano, com vista a prevenção de eventuais enfermidades. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »