Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Angola vai instalar 50 pontos de telemedicina em todo o país

Angola vai ter 50 pontos de telemedicina, sobretudo nas províncias que registam doenças mais endémicas, como a malária, anunciou hoje a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, referindo que o país está a completar uma década de uso de telemedicina.

“Estamos já a trabalhar com o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias e Informação. Por esta altura vão ser colocados 50 pontos de telemedicina nas províncias mais endémicas, em que por exemplo temos mais malária e outras doenças”, explicou a ministra.

A governante falava aos jornalistas à margem da cerimónia de abertura do Fórum Internacional de Tecnologias de Informação – Angotic 2018, tendo informando ainda que estão já a ser colocados pontos nas províncias Huambo, Moxico, Cuando-Cubango, Uíge e Lunda Norte.

De acordo com a governante, há 10 anos que Angola faz uso da telemedicina, dando como exemplo a cardiologia pediátrica, em que o diagnóstico é feito, em algumas zonas, à distância, apenas com técnicos no local.

“Faziam as ecografias, eram feitas as consultas por telemedicina com uma instituição em Coimbra, isto permitiu que o diagnóstico de cardiopatia congénita complexa em mais de 1.800 pacientes fosse feita, o que resultou em cirurgias com sucesso”, apontou, recordando os 10 anos de telemedicina em Angola

Do Fórum Internacional de Tecnologias de Informação – Angotic 2018 arrancou hoje em Luanda, decorrendo até quinta-feira, numa iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias e Informação. (Sapo 24)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »