Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Peso da dívida de Angola vai continuar a aumentar com a desvalorização do kwanza, necessidades de financiamento podem chegar a 20% do PIB

Numa análise às vulnerabilidades económicas e financeiras de Angola e Nigéria, enviada hoje aos investidores, a agência de notação financeira Moody’s destaca o peso da dívida angolana e as necessidades de financiamento do país.

Segundo os analistas, citados pela agência Lusa, as necessidades de financiamento de Angola “podem chegar a 20% do PIB neste e no próximo ano”.

Para os especialistas, o Executivo “deverá endividar-se mais junto de instituições multilaterais como o Banco Africano de Desenvolvimento ou o Banco Mundial, cujo total de empréstimos estava nos 2,1 mil milhões de euros em 2017”.

Lembrando que a dívida externa angolana representa 52% da dívida total do Governo, a Moody’s considera que, apesar das vulnerabilidades, “o país deverá continuar a confiar nas linhas de crédito bilaterais para cumprir as necessidades de financiamento externo, o que mitiga alguns dos riscos”.

Com isto e com a desvalorização do Kwanza, “o peso da dívida vai continuar”, prevêem os analistas, acrescentando que “será difícil para Angola reduzir o já de si significativo volume de dívida”, cujo valor é devido em 75% em moeda estrangeira.

A Moody”s conclui que “as necessidades de financiamento e os riscos de liquidez são os maiores desafios do ponto de vista do crédito”. (Novo Jornal Online)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »