Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Obras de 220 milhões USD para assegurar 24% do consumo de gasolina

Sonangol diz que o mercado precisa de 5 mil toneladas métricas por dia, mas a refinaria produz actualmente 5,6% da procura interna. Unidade industrial vai paralisar este ano durante dois meses para obras de restruturação que estarão a cargo dos italianos.

A petrolífera italiana ENI vai financiar a restruturação da Refinaria de Luanda num valor global de 220 milhões USD, com o objectivo de dotar a infra-estrutura com maior capacidade de produção.

A assistência técnica, conforme consta no contrato formalizado esta semana e que o Expansão noticiou em exclusivo em Dezembro do ano passado, prevê o aumento da capacidade de produção da refinaria das actuais 280 toneladas métricas/dia para 1.200 toneladas métricas/dia de gasolina nos próximos três anos, revelou o PCA da Sonangol, Carlos Saturnino, esta semana.

Entretanto, de acordo com dados divulgados durante a assinatura do acordo entre a petrolífera italiana e a angolana, a procura interna de gasolina situa-se na ordem das 5.000 toneladas métricas por dia. Contas feitas, dentro de três anos, mantendo-se a procura revelada por Carlos Saturnino, a Refinaria de Luanda produzirá 24% da procura interna, de acordo com cálculos do Expansão.

Como a Refinaria de Luanda, de acordo com Saturnino, produz 280 toneladas métricas de gasolina por dia, ou 102 mil toneladas por ano, esta infra-estrutura só produz 5,6% do total da procura interna, que rondará as 1,8 milhões toneladas métricas.

Assinaram os acordos o Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Carlos Saturnino, e o administrador da ENI em Angola, António Vella. (Expansão)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »