Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Fundação destaca importância do hospital para anemia falciforme

A finalização das obras de um hospital especializado para doentes de anemia falciforme em construção em Luanda, com final previsto para 2019, corresponde aos anseios da Fundação Lwini, no âmbito do seu trabalho de apoio e responsabilidade social.

O facto foi avançado hoje, segunda-feira, pelo director executivo da Fundação, Alfredo Ferreira, durante uma conferência de imprensa sobre o Dia Internacional da Consciencialização da Anemia Falciforme (19 de Junho), que serviu para fazer o balanço das actividades realizadas pelo grupo.

O responsável reiterou a importância da unidade hospitalar face ao crescente número de doentes assistidos em Cabinda e Luanda.

Adiantou a Fundação trabalha em parceria com o Ministério da Saude (MINSA) na testagem de crianças recém-nascidas e o devido acompanhamento, no sentido de mitigar e reduzir os episódios de crise característicos desta doença.

Fez saber que a unidade sanitária facilitará a operação dos parceiros que trabalham para a redução dos casos, a sensibilização da sociedade na redução dos indicadores e taxa de mortalidade.

Afirmou que todo o trabalho feito por entidades singulares e colectivas é bem vindo para as metas a atingir na luta contra esta enfermidade, por ser uma doença evitável.

No hospital passarão a ser atendidos os casos rastreados no âmbito do programa de teste do pezinho realizado aos recém-nascidos, com maior incidência no hospital dos Cajueiros, no município do Cazenga.

Disse que as principais acções da organização visam sensibilizar e mobilizar fundos para aumentar o conhecimento sobre causas, sinais, sintomas, epidemiologia tratamento e outros factores, por forma a aumentar o investimento na minimização da doença.

Para alcançar os seus objectivos, a Fundaçao Lwini realiza vários workshops dirigidos a pais de crianças com anemia falciforme provenientes dos vários centros de Luanda, cuidadores, entidades governamentais e parceiros, onde foram abordados a importância da testagem neo-natal, pré e pós matrimonial e cuidados alimentares. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »