Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Etiópia: PM comparece no Parlamento para se debruçar sobre reformas anunciadas

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, vai comparecer nesta segunda-feira no Parlamento para explicar as razões que apoiam as medidas anunciadas recentemente, como a liberalização económica.

Numa sessão especial, Ahmed vai abordar questões ligadas às principais decisões tomadas pelo Comité Executivo da coligação no poder, Frente Revolucionária Democrática Etíope (EPRDF), relativamente à concessão de uma cidade fronteiriça a Asmara, com vista a alcançar o restabelecimento definitivo das relações bilaterais.

Há poucos dias, a EPRDF disse estar comprometida com a implementação incondicional do acordo de paz de Argel, que contempla a transferência de Badme, um pequeno enclave fronteiriço da importância simbólica.

O pacto pôs fim a uma guerra de dois anos, que causou a morte de cerca de 70 mil pessoas em ambos os lados, mas registou-se o prosseguimento de um confronto armado intenso, com as tropas dos dois países envolvidas em eventuais escaramuças.

O Comité prometeu igualmente a abertura à propriedade mista ou à privatização total de empresas estatais, como os projectos ferroviários, de desenvolvimento açucareiro, parques industriais, hotéis e outros centros de produção.

Permitir acções minoritárias de participação na Ethio-Telecom, Ethiopian Airlines e nas actividades de geração de energia eléctrica, também fazem parte das medidas adoptadas.

Até agora, a Etiópia resistiu em liberalizar sectores-chave, ao assegurar que necessitava proteger sua economia das empresas multinacionais e garantir que a propriedade nacional permaneça intacta. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »