Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Capturadas mais de duas mil moscas tsé-tsé em dois municípios

Duas mil e 560 moscas tsé-tsé (vector da doença do sono) foram capturadas de Janeiro a Março deste ano, nos municípios de Mbanza Kongo e do Nzeto, província do Zaire, pelo Instituto de Combate e Controlo da Tripanossomíase (ICCT).

Em declarações hoje (segunda-feira) à Angop, o responsável do ICCT no Zaire, Francisco Mayala disse que a captura das moscas que transmitem a tripanossomíase africana resulta da instalação, pelo seu sector, de 64 armadilhas, no quadro do programa da luta anti-vectorial.

Informou que durante o período em análise, foram examinados contra a doença do sono nas duas circunscrições, três mil e 334 indivíduos, sendo duas mil e 632 pessoas em prospecção activa e 702 outras em passiva, tendo sido diagnosticado um novo caso desta enfermidade na comuna de Madimba, 60 quilómetros a Sul da cidade de Mbanza Kongo.

Francisco Mayala acrescentou que os trabalhos de prospecção activa (ir ao encontro dos cidadãos) foram assegurados por duas equipas constituídas por cinco técnicos cada, com a utilização de equipamentos modernos.

A fonte disse verificar-se um abrandamento da doença do sono ao nível da província do Zaire, fruto das acções de rastreio que têm sido levadas a cabo pelas autoridades sanitárias na região.

“No caso concreto, em 2017, não notificamos nenhum caso da doença do sono, o que implica dizer que a enfermidade está em constante declínio”, asseverou.

De acordo com a fonte, presentemente, decorre uma campanha de prospecção activa no eixo entre o rio Loge pequeno (Nzeto) e a comuna fronteiriça do Luvo, município de Mbanza Kongo, tendo sido testadas quatro mil e 533 pessoas.

Anunciou, para o próximo mês de Julho, a realização de uma actividade de prospecção activa no município do Cuimba, 62 quilómetros da sede provincial do Zaire.

Com uma superfície de 40 mil e 130 quilómetros quadrados, a província do Zaire tem uma população estimada em 594 mil e 428 habitantes distribuídos em seis municípios e 25 comunas. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »