- Publicidade-
InicioMinistériosMinistério da IndústriaExecutivo trabalha na consciencialização da acreditação

Executivo trabalha na consciencialização da acreditação

Executivo angolano está a trabalhar no aumento da consciencialização e da importância da acreditação por ser uma ferramenta adoptada mundialmente para gerar confiança na actuação de organizações, afirmou hoje, quinta-feira, em Luanda, a ministra da Indústria, Bernarda Martins.

Ao falar no workshop sobre “A contribuição da acreditação para o aumento da confiança na actividade inspectiva”, numa promoção do Instituto Angolano de Acreditação do Ministério da Indústria, a ministra sublinhou que numa sociedade globalizada como a actual, os consumidores têm de ter confiança nos produtos nacionais e internacionais que adquirem, quer sejam produtos alimentares, medicamentos, aparelhos, electrónicos, brinquedos ou outros.

Para Bernarda Martins, a acreditação facilita o comércio nacional e internacional, as trocas comerciais e as relações entre o mercado e as autoridades reguladoras.

Disse ser um processo de reconhecimento formal, por um organismos de acreditação, que visa demonstrar o cumprimento de requisitos previamente definidos e a competência na realização das actividades realizadas, dentro do escopo definido.

“É fundamental assegurar um mundo mais seguro nestes tempos de globalização do comércio e de pressão para aumentar os lucros das empresas por parte dos seus accionistas, que criam condições para que apareçam no mercado produtos não conformes”, frisou.

O workshop sobre “A contribuição da acreditação para o aumento da confiança na actividade inspectiva”, numa promoção do Instituto Angolano de Acreditação do Ministério da Indústria, acontece em alusão ao dia mundial da acreditação, assinalado a 9 de Junho, que este ano decorre sob lema “Acreditação como contribuição para um mundo mais seguro”.

O dia Mundial da Acreditação foi instituído pelo fórum internacional da acreditação (IAF) e pela cooperação internacional de acreditação de laboratórios (ILAC), organizações encarregues pelo desenvolvimento de um único programa mundial de avaliação da conformidade. (Angop)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.