Portal de Angola
Informação ao minuto

Auscultações das propostas de leis das autarquias reforçam democracia

Huambo: Governador João Baptista Kussumua (Foto: VALENTINO YEQUENHA)

A auscultação sobre as propostas de leis de implementação das autarquias locais em Angola vão reforçar a democracia e a unidade e nacional, por juntar várias personalidades da sociedade civil na discussão de uma situação relevante para o desenvolvimento do país.

A consideração foi feita, hoje, pelo governador do Huambo, João Baptista Kussumua, durante a sessão de apresentação e auscultação do pacote legislativo das autarquias locais aos membros da sociedade civil dos municípios da Caála e Bailundo, em actos orientados pelo Ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida.

Referi que este exercício é um meio de mobilização dos diversos actores sociais para contribuírem na procura de modelos eficientes de uma administração que sirva os interesses do povo angolano.

Na sua visão, o processo está a se desenvolver, de forma tranquila, clara e objectiva, sem sensação de discórdia entre as estruturas da sociedade.

“É um exercício de unidade e democracia. Um trabalho de equipa, onde não está a se relevar os interesses das pessoas, em função das suas convicções partidárias, mas sim a importância de se olhar para um país que se quer desenvolver”, asseverou.

João Baptista Kussumua lembrou aos presentes que o estabelecimento das autarquias, por si só, não vai resolver todos os problemas que os munícipes enfrentam, realçando que as mesmas precisam de mais financiamentos para que possam funcionar correntemente e cumpram com o objectivo de combater às assimetrias regionais e promover o desenvolvimento das comunidades.

Para si, é fundamental que as localidades tenham capacidade de arrecadação de receitas para assegurar o funcionamento das autarquias.

As sessões de apresentação e auscultação da sociedade civil sobre o pacote legislativo sobre as autarquias locais prosseguem quinta-feira a nível do município do Huambo. (Angop)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »