Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Brexit: Eurodeputados aprovam nova composição do Parlamento

Os eurodeputados aprovaram hoje, em Estrasburgo, a proposta sobre a composição do Parlamento Europeu (PE) após o ‘Brexit’, reduzindo o número de assentos de 751 para 705, sem que nenhum Estado-membro perca lugares.

A votação de hoje formaliza a distribuição dos 73 assentos parlamentares que ficam vagos com a saída da Grã-Bretanha, sendo que 27 serão distribuídos por 14 Estados-membros, ao abrigo da proporcionalidade degressiva que recompensa países sub-representados.

Segundo o relatório hoje aprovado — e do qual o eurodeputado Pedro Silva Pereira (PS) foi correlator — os restantes 46 lugares ficarão vagos, podendo ser utilizados para eventuais futuros alargamentos da União Europeia (UE).

Esta decisão, aprovada por 566 votos a favor, 94 contra e 31 abstenções, assegura que nenhum país perde representantes no PE na legislatura 2019-2024.

Portugal voltará, assim, a eleger 21 eurodeputados nas próximas eleições europeias, que se realizam de 23 a 26 de maio de 2019, sendo um dos 13 Estados-membros que mantém o atual número de eurodeputados.

A Espanha e a França são os Estados-membros que mais lugares novos ganham: cinco cada um.

A proposta terá ainda de ser aprovada pelos chefes de Estado e de Governo da UE, por unanimidade, no Conselho Europeu de 28 e 29 de junho.

No caso de o Reino Unido continuar a ser membro da UE no início da próxima legislatura, o número de eurodeputados por país manter-se-á inalterado até que o ‘Brexit’ produza efeitos jurídicos. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »