Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Inscrições decorrem até Julho para concurso da MultiChoice

As inscrições para o concurso audiovisual MultiChoice Talent Factory (MTF) encerram a 5 de Julho e não este mês, informou ontem João Adilson, membro da organização.

O concurso foi lançado a 30 de Maio e inclui formação, produção e distribuição de conteúdos africanos audiovisuais para cinema e televisão. Organizado pela MultiChoice Africa, contempla três fases, sendo a primeira “Academia MultiChoice Talent Factory (AMTF)”.

Para a primeira fase que começa em Outubro, com uma sessão de formação na Zâmbia durante 12 meses, concorrem candidatos de países da África Austral, de que Angola faz parte.

A Academia MTF é um programa educacional de 12 meses destinado a formar 60 jovens africanos, que desejam trabalhar e inovar na produção de filmes e programas de televisão.

“Estamos abertos para todas as pessoas, desde que tenham no mínimo 18 anos de idade, com ou sem experiência; o mais importante é que tenham conhecimentos de inglês e que o perfil (currículo) seja compatível com as exigências desse ramo dos audiovisuais”, disse João Adilson.

Ainda sobre essa fase, a Academia MTF prevê a possibilidade de criar um segundo módulo para candidatos que não dominam a língua inglesa, embora não tenha avançado data. “Nem podemos garantir que será este ano”, realçou. A formação em língua inglesa é uma exigência por depender de uma bolsa com certificação internacional. O objectivo visa impulsionar e desenvolver as indústrias criativas em países do continente africano em vias de desenvolvimento económico.

Os formandos vão ter a oportunidade de desenvolver as competências de produção em cinema e TV, com o apoio de especialistas da indústria audiovisual, durante um ano.

A segunda fase do projecto, “Masterclasses”, é aberto a profissionais ou pessoas que estejam a trabalhar na área e reconhecem a ne-cessidade de suprir eventuais lacunas.

A terceira e última fase, denominada “Portal MTF” destina-se à interacção entre profissionais para intercâmbio, bem como apresentação de trabalhos concluídos, passíveis de divulgação pela MultiChoice África.

O programa terá mais duas Academias MTF regionais situadas no Quénia, para candidatos da África Oriental, e na Nigéria, para candidatos da África Ocidental.

Os estudantes vão produzir conteúdos cinematográficos e televisivos para serem transmitidos nos canais M-Net locais na plataforma da MultiChoice, incluindo África Magic, Maisha Magic East, Maisha Magic Bongo, Zambezi Magic, M-Net e Super Sport para alcançar o público africano pelas plataformas da DStv e GOtv.

No acto de lançamento do projecto, o ministro da Comunicação Social, João Melo, realçou a necessidade de sinergias com as plataformas de distribuição televisiva que operam no país, para aumentar a produção de conteúdos locais e desenvolver o mercado, bem como a capacidade no domínio dos audiovisuais.

Programação africana

O director-geral da Multichoice Angola, Eduardo Continentino, reconheceu que “somos ricos nessas áreas das indústrias criativas, mas o espaço dado para essa ex-pressão foi, na melhor das hipóteses, limitado, e na pior, relegado à franja da economia dominante, deixando de lado sonhos não realizados, talentos inexplorados e histórias por escrever”.

Como resultado, prosseguiu, os sectores cinematográficos e televisivos não se desenvolveram tanto quanto as outras indústrias no continente “e não por falta de talento, paixão ou imaginação, mas sim por falta de espaço e oportunidades”.

Durante duas décadas, a MultiChoice tem investido no desenvolvimento de programação original africana, apresentando-a nas plataformas da DStv e GOtv em 49 países da África subsariana.
Os 60 formandos MTF (20 por cada região) serão seleccionados em 13 países africanos onde a MultiChoice opera . (Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »