Portal de Angola
Informação ao minuto

ERCA reafirma condições para criação da Comissão da Carteira e Ética

ADELINO DE ALMEIDA, PRESIDENTE DA ERCA (FOTO: ROSARIO DOS SANTOS)

O presidente da Entidade Reguladora dos Órgãos de Comunicação Social no país (ERCA), Adelino de Almeida reafirmou em Cabinda haver condições para a criação, no corrente ano, da Comissão de Carteira e Ética, responsável pela efectivação da carteira profissional como documento de identidade para o exercício do jornalismo.

Adelino de Almeida em visita de trabalho de dois dias, com o término previsto para hoje, prestou esta informação em conferência de imprensa, após uma assembleia que serviu para esclarecer o papel da instituição que dirige.

Assegurou que os jornalistas dos órgãos de comunicação social públicos e privados terão carteira profissional, para exercerem actividade jornalística no país, estando para o efeito prevista a criação de uma comissão de carteira e ética.
No encontro que congregou jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social, Adelino de Almeida, esclareceu o objecto social da ERCA, tendo anunciado que está prevista este ano, a convocação de uma assembleia dos profissionais de comunicação social de todo o país para eleição da comissão da carteira e ética responsável pela emissão do documento.

Disse ser indispensável, para um bom funcionamento da classe, a capacitação técnico-profissional dos jornalistas, assegurando que, no futuro deverá exercer a profissão, apenas licenciados em comunicação social ou tenham uma formação superior em um outro ramo da ciência e que tenha frequentado um curso de técnicas de jornalismo superior a seis meses.

Anunciou a construção de representações da ERCA, em todas as províncias do país, visando a proximidade com a comunicação social pública e privada locais e controlar de forma generalizada os conteúdos divulgados por estes meios.

A ERCA é composta por membros do governo e de três partidos com maior representação na Assembleia Nacional. (Angop)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »