Portal de Angola
Informação ao minuto

Presidente do Burundi anuncia que não se candidatará a um novo mandato

Presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza (DR)

O presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, anunciou hoje que não se candidatará a um novo mandato, no mesmo dia em que promulgou a nova constituição, referendada em maio, que lhe permite permanecer no poder até 2034.

“Vou apoiar o novo presidente que será eleito em 2020”, disse Nkurunziza a apoiantes.

O chefe de Estado do Burundi lembrou ter prometido durante a tomada de posse em 2015 que não procuraria manter-se no poder depois deste terceiro mandato.

“Enquanto guia do CNDD-FDD (partido no poder), quero anunciar que não voltarei com a palavra atrás. O nosso mandato termina em 2020”, declarou.

Mais de 73% dos 4,7 milhões de eleitores do Burundi aprovaram a 17 de maio alterações na Constituição, que alargaram os mandatos presidenciais de cinco para sete anos.

O Burundi mergulhou numa grave crise política depois do anúncio da controversa candidatura de Nkurunziza a um terceiro mandato, em abril de 2015, que incluiu um golpe de Estado falhado.

A violência que acompanhou a crise causou pelo menos 1.200 mortos e mais de 400.000 refugiados entre abril de 2015 e maio de 2017, segundo estimativas do Tribunal Penal Internacional, que abriu um inquérito a alegados crimes patrocinados pelo Estado. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »