Portal de Angola
Informação ao minuto

Chip contra abuso sexual premiado em concurso internacional

(AFP / Sajjad HUSSAIN) Manifestação contra violência sexual na Índia, em 29 de abril de 2018

Uma equipa de Nova Deli, na Índia, criou um chip que envia sinal de emergência em caso de abuso sexual. O dispositivo recebeu um prémio internacional da XPRIZE, uma competição que incentiva a inovação tecnológica com impacto social.

Integrado num relógio de pulso, este chip é ativado por um botão, que envia um sinal de alerta em 90 segundos, mesmo em zonas com pouca rede telefónica. Este sinal transmite a localização do utilizador para uma equipa especializada, ao mesmo tempo que capta áudio.

O dispositivo criado pela Leaf Wearables, de Nova Deli, custa menos de 40 dólares. A equipa foi condecorada esta quarta-feira em Nova Iorque, nos Estados Unidos, recebendo o prémio de um milhão de dólares.

“Com tantos avanços na inovação e na tecnologia, pareceu-nos inaceitável que não existisse uma solução que ajudasse a controlar esta pandemia de assédio sexual”, declarou Anu Jain, fundadora do concurso Anu & Naveen Jain Women’s Safety XPRIZE.

A equipa concorreu contra 85 equipas de 15 países, onde se incluíram os Estados Unidos, Índia, Suíça, Canadá, Espanha, Alemanha, China e Emirados Árabes Unidos.

As Nações Unidas estimam que, a nível global, uma em cada três mulheres é vítima de violência física, sexual ou ambas. Um dos objetivos das metas de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas passa por acabar com a violência contra as mulheres até 2030. (RTP)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »