Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

MPLA prepara condições para eleições autárquicas no Kilamba Kiaxi

Um grupo de deputados da bancada parlamentar do MPLA na Assembleia Nacional (Parlamento) visitou quinta-feira, o município do Kilamba Kiaxi para constactar a realidade socio-económica, no quadro das eleições autárquicas que se o prevê realizar a partir de 2020 no pais.

Chefiada por Luzia Inglês, faziam parte comitiva os deputados Boaventura Cardoso e Victoria Isata. Antes do inicio da visita, o grupo foi recebido no Comité Municipal do Partido, onde se reuniu com os membros do Comité Executivo e assistiu a um apresentação síntese sobre a situação politica, social, económica e cultural do município.

A seguir, a responsável da comitiva fez uma um breve explicação dos motivos da visita e das razões da degradação das condições sociais no município, que a seu ver, com excepção de algumas diferenças, é igual a outros de Luanda e que deve-se ao crescimento da província e aumento da população.

De acordo com Luzia Inglês, depois da independência Luanda tinha cerca de 1 milhão e 500 mil habitantes e hoje tem mais de 8 milhões de habitantes. A deputada fez uma breve explicação sobre as autarquias locais e pediu aos militantes que façam o mesmo nas suas comunidades, ressaltando o aspecto do gradualismo, afirmando que este ponto está à causar muita confusão à oposição.

Depois do encontro no Comité Municipal do partido, a delegação partiu para a visita de campo que iniciou no Distrito da Sapu e terminou já no fim da tarde no Palanca. A delegação visitou vários empreendimentos nos dois distritos e Comités de Acção do partido.

Na Sapu, a delegação ficou impressionada com as condições em que vivem há mais de 11 anos, 366 famílias cerca desalojados do bairro Malanjino, em2007, em consequência da chuva.
As famílias foram abrigadas numa área próxima da Igreja Mana, no Golfe II.

Vivem em casas de chapa sem as mínimas condições de habitualidade e de saneamento básico, uma vez que não têm latrinas, nem água potável.

O grupo visitou também, o centro de formação do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, na Sapu e as escolas duas escolas no Palanca, onde a deputada Luzia Inglês aproveitou para conversar com os alunos sobre a importância da formação académica e chamou particular atenção à jovens raparigas a prevenirem-se da gravidez precoce, dando primazia à educação.

A visita do grupo parlamentar termina no sábado com um acto politico de massa. Sexta-feira, segundo dia da visita, os parlamentares vão visitar os distritos urbanos do Golfe e do Nova Vida para constatar a situações socioeconómicas locais e encontro com militantes. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »