Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Vandalização de PTs deixa vias do Kilamba sem iluminação

Os actos de vandalismo aos postos de transformação de energia eléctrica (PTs ) da cidade do Kilamba, município de Belas, têm deixado as principais ruas da centralidade sem iluminação pública.

Fontes ligadas a administração do municipal de Belas informaram que as acções de vandalismo, para além de deixar as ruas as escuras, causam prejuízos avaliados em bilhões de kwanzas, empregues nos trabalhos de recuperação e manutenção do sistema de iluminação pública efectuados periodicamente.

Explicam ainda que alguns trabalhos são realizados para estancar os furtos e recuperar o sistema, mas têm sido de pouca dura por se tratar de redes colocadas em locais isolados.

Já os munícipes dizem que a falta de iluminação pública tem sido o principal factor para o elevado número de furtos e roubos registados tanto na via pública como em estabelecimentos comerciais.

Carlos Lima, proprietário de uma lanchonete, situada nos arredores rua do posto de abastecimento de combustível, afirma que o seu estabelecimento tem sido alvo das acções dos marginais.

E devido o carácter da actividade que desenvolve, segundo Carlos Lima, permanece no estabelecimento até altas horas da noite e tem testemunhado muitos assaltos naquela via.

Já Rosalina Correia e Darcy Custódio, moradoras do KK5000 e do Kilamba que foram vitimas de roubos, explicam que as viaturas têm sido a preferência dos meliantes, mas os cidadãos da centralidade não escapam.

Quanto o trabalho da Polícia, Marcelina Domingos considera ser bom uma vez que alguns destes assaltantes, tantos os de cabo eléctrico assim como os da via pública têm sido detidos.

Outro trabalho policial referenciado pelos moradores é o policiamento de proximidade que permite uma maior inteiração entre o cidadão e as autoridades.

A Cidade inaugurada a 11 de Julho de 2011, e concebida para funcionar como sede do recém-criado município de Belas.

Localizada a 40 quilómetros do centro de Luanda, o Kilamba foi construído para albergar uma população estimada em 120 000 habitantes, alojados nos 20.002 fogos, distribuídos em 710 edifícios.

Ocupando uma área total aproximada de 1.000 hectares, conta com equipamentos sociais, tais como 24 jardins-de-infância, nove escolas primárias e oito secundárias, dois parques comunitários e uma praça central, além de áreas de lazer.

Existem edifícios de 5, 9, 11 e 13 andares, com apartamentos do tipo T3, T3+1 e T5. As fases posteriores de construção prevêem uma maior diversificação com a inclusão de moradias térreas.

A criação de infra-estruturas urbanas internas, como a rede viária e acessos, a rede eléctrica e de iluminação pública, o abastecimento domiciliar de água potável, a drenagem de águas residuais e pluviais, a rede de telecomunicações e os trabalhos de paisagismo, ocuparam parte importante do trabalho de concepção e execução.

A centralidade que teve a primeira pedra lançada no dia 31 de Agosto de 2008, foi oficialmente inaugurada a 11 de Julho de 2011 pelo ex-presidente da República, José Eduardo dos Santos, enquanto símbolo dos avanços do país na última década. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »