Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

UE disponibiliza 1,5 milhão de euros para combater Ébola na RD Congo

A União Europeia (UE) desembolsou uma ajuda humanitária de emergência de um milhão 500 mil euros para combater a epidemia de Ébola na RD Congo, onde já fez 25 mortos em 45 casos confirmados da doença, indica um comunicado oficial europeu.

Estes fundos devem permitir assegurar o apoio logístico à Organização Mundial da Saúde (OMS), enquanto 130 mil euros foram concedidos à Cruz Vermelha Internacional para lhe permitir efetuar as suas intervenções na RDC.

Por outro lado, o serviço aéreo da UE (ECHO) encarregou-se de transportar peritos médicos, socorristas bem como o material para as zonas afetadas pela epidemia.

O comissário europeu para a Gestão de Crises, Christos Stylianides, declarou que a UE está a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades nacionais congolesas, sobretudo que um caso confirmado apareceu em Mbandaka, cidade de um milhão 200 mil habitantes, situada junto do rio Congo que possa permitir ao vírus alargar-se até Kinshasa e Brazzaville.

A cidade de Brazzaville, capital congolesa, está situada a apenas 15 minutos de barco da capital da RD Congo, Kinshasa.

Os epidemiologistas receiam, além disso, que a epidemia possa expandir-se à República Centroafricana (RCA) cuja fronteira está a algumas centenas de quilómetros de Mbandaka.

Os fundos desembolsados pela UE devem permitir garantir o desdobramento de capacidades suplementares para as zonas afetadas pelo vírus de Ébola, o controlo e o acompanhamento das vítimas bem como a busca ativa dos casos para a deteção rápida das pessoas infetadas e a comunicação com as comunidades afetadas sobre os riscos potenciais e os comportamentos a adotar para prevenir a propagação da doença, incluindo o apoio psicossocial e uma preparação para exéquias seguras e condignas.

A nota acrescenta que o satélite europeu Copernicus foi disponibilizado para contribuir para orientar as buscas na zona de Bikoro, particularmente de difícil acesso. (Panapress)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »