Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Presidente da República a caminho de França

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, viajou na manhã de hoje (domingo) à cidade de Paris, para uma visita oficial destinada ao reforço da cooperação bilateral a convite do seu homologo francês, Emmanuel Macron.

No aeroporto, o estadista angolano recebeu cumprimentos de despedida do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, acompanhado de outros membros do governo e altos funcionários do seu gabinete.

De acordo com o programa oficial, os dois países deverão assinar vários acordos de cooperação, com realce para os domínios da defesa, agricultura e formação de quadros.

Os dois estadistas têm igualmente em vista o reforço da parceria nesta nova fase de diplomacia, que se pretende dinâmica, conforme disse no princípio de Março, em Luanda, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian.

Le Drian anunciou, na altura, após audiência com João Lourenço, que o seu país “conhece o enorme potencial de Angola” e sabe da “vontade de uma nova fase de desenvolvimento”, por isso Emmanuel Macron retribuirá a visita em 2019.

Nesta fase de cooperação, as duas nações desejam, segundo Jean-Yves Le Drian, promover um desenvolvimento seguro, bem como assegurar a autonomia do seu desenvolvimento e da sua diversificação económica.

Na ocasião, discutiu-se o regresso à Angola da Agência Francesa de Desenvolvimento, que teria já mobilizado 150 milhões de euros para projectos ligados à água e outros 100 milhões para agricultura, para este ano.

Já o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, disse que o país está empenhado na diversificação da economia, sendo a agricultura a alavanca do processo, e considerou “excelente oportunidade” para os empresários dos dois lados explorarem e aprofundarem a cooperação.

As relações político-diplomáticas e de cooperação entre Angola e França tiveram início a 17 de Fevereiro de 1976, ano em que Paris reconheceu a Independência de Angola, culminando com a assinatura, a 26 de Julho de 1982, do Acordo Geral de Cooperação. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »