Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Novo Estatuto da Carreira Docente abrange 181 mil trabalhadores no país

Pelo menos 181 mil trabalhadores da Educação em todo o país irão beneficiar, de forma gradual, do processo de actualização de categorias com a implementação do novo Estatuto da Carreira Docente, admitiu na terça-feira, em Benguela, o presidente da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desportos e Comunicação Social de Angola, José Joaquim Laurindo.

Falando em Benguela, durante uma conferência de imprensa, no âmbito da aprovação do referiro diploma, José Joaquim Laurindo afirmou que a medida veio responder a uma das exigências do caderno reivindicativo sobre a revisão da situação remuneratória no sector da educação.

“Como Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desportos e Comunicação Social de Angola, estamos congratulados, porque perseguimos esse objectivo desde o ano passado junto do Governo”, realçou, tendo sublinhando o árduo trabalho dos sindicatos na correcção e revisão do estatuto do agente da Educação.

Para já, o dirigente esclarece que a federação que lidera e o Sindicato Nacional dos Professores e Trabalhadores do Ensino Não Universitário (SINPTENU), bem como o Sindicato Nacional dos Professores (SINPROF) concordam com o princípio do gradualismo na implementação do estatuto, atendendo às dificuldades financeiras que o país atravessa actualmente.

“Somos trabalhadores com necessidades várias, mas conhecemos as dificuldades do país em que vivemos”, reiterou, concordando que, no quadro desse gradualismo, a prioridade venha a recair aos professores do ensino primário cujos salários estão entre os mais baixos.

José Joaquim Laurindo fez saber que o Estatuto da Carreira Docente poderá confortar a situação daqueles professores que, apesar de nos últimos seis anos terem progredido no perfil académico e profissional, ainda não transitaram nas categorias correspondentes. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »