Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Governador exige mais rigor no cumprimento do OGE/2018

O governador provincial da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, exigiu hoje, quarta-feira, em Saurimo, mais rigor e transparência na execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) à disposição dos gestores públicos, para que o programa de combate à fome e a pobreza tenha rumo desejável.

A recomendação foi feita durante a apresentação do OGE para a província, avaliado em vinte e sete biliões, 336 milhões, 376 mil e 383 kwanzas (27.336.376.383 KZ), à sociedade civil, membros do governo, entidades religiosas, tradicionais e partidos políticos.

Na ocasião, reiterou a necessidade dos gestores públicos evitarem desperdícios de recursos financeiros, em detrimento de acções que visam o desenvolvimento das comunidades, apontando o comprometimento, profissionalismo, ética e responsabilidade civil, como elementos fundamentais para a boa gestão que se espera.

Sublinhou que o orçamento será implementado para dentre outros objectivos concretizar o Programa de Capacitação Institucional, Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, Desenvolvimento Habitacional e Projecto Água para Todos.

“Este exercício de apresentar o (OGE) ao povo é um dever de cidadania, democracia e transparência. Todos nós somos parte integrante deste país, apesar de ser um orçamento ínfimo”, enfatizou.

Ernesto Kiteculo reconheceu que a província tem muitos problemas no concernente à energia e água, saúde, saneamento básico, infraestruturas rodoviárias, emprego para a juventude, segurança pública, por isso, o governo sozinho não é capaz de resolver, mas sim, com apoio de todos, para a robustez do orçamento.

Avançou que os órgãos da administração local são constituídos por oito unidades orçamentais, Governo provincial da Lunda Sul, Administrações Municipais (Saurimo, Muconda, Cacolo e Dala), Direcção da Saúde, Educação e Hospital provincial.

O OGE de 2017 cifrou-se em 22.447.214.628 Kwanzas, tendo registo um aumento de 4.889.161.755 kwanzas. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »