Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Conselho de Segurança pede que RDC retire proibição a manifestações

O Conselho de Segurança da ONU pediu nesta segunda-feira (21) à República Democrática do Congo que retire a proibição de se manifestar visando as eleições de Dezembro, que deverão ser “criveis” e “inclusivas”.

Em uma reunião para fazer um balanço do processo eleitoral, solicitada pela França, os membros do Conselho de Segurança “pediram ao governo da República Democrática do Congo para aplicar imediata e plenamente medidas de confiança, como o fim das restrições do acesso ao espaço público, animando a retirar a proibição de se manifestar”, segundo um comunicado.

Em um relatório publicado em 7 de maio, o secretário-geral da ONU, António Guterres, já havia pedido a Kinshasa que retirasse essa proibição.

“Os membros do Conselho de Segurança (também) assinalaram a necessidade de fazer o que for possível para assegurar que as eleições de 23 de Dezembro sejam organizadas nas condições requeridas de transparência, credibilidade, inclusão e segurança”, detalha o comunicado.

A República Democrática do Congo celebrará históricas eleições em 23 de Dezembro, que devem desembocar na saída do presidente Joseph Kabila, no poder desde 2001. (Afp)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »