Smiley face

Acordos de Bicesse foram há 27 anos

0 306

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O país assinala hoje o 27.º aniversário da assinatura dos Acordos de Paz de Bicesse, que embora não tenham trazido a paz definitiva em Angola, marcaram consideravelmente a vida política angolana.

Os acordos foram assina-dos a 31 de Maio de 1991, no Estoril, Portugal, pelo então Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e o ex-líder da UNITA, Jonas Savimbi, na presença de representantes de países da Troika de Observadores, designadamente Portugal, Rússia e EUA.

Com os Acordos de Bicesse tinham ficado para trás 16 anos de confrontação militar e desentendimentos entre o Go-verno e o então movimento rebelde. Os angolanos tiveram, assim, a possibilidade de encarar o futuro com optimismo e confiança. No entanto, este optimismo foi desfeito, porque, pouco tempo depois, houve o reacender dos conflitos.

Ainda assim, a UNITA, numa declaração por ocasião da efeméride, considera que o 31 de Maio de 1991 revestiu-se de um “significado histórico singular”, porquanto os “Acordos de Bicesse exprimiram o patriotismo e a coragem política das partes em conflito que, no interesse nacional, renunciaram aos ditames da guerra fria e optaram pela via do diálogo directo – muitas vezes rejeitado – para cimentar a reconciliação nacional, estabelecer o regime democrático e construir a Nação”. (Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »