Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Acordos de Bicesse foram há 27 anos

O país assinala hoje o 27.º aniversário da assinatura dos Acordos de Paz de Bicesse, que embora não tenham trazido a paz definitiva em Angola, marcaram consideravelmente a vida política angolana.

Os acordos foram assina-dos a 31 de Maio de 1991, no Estoril, Portugal, pelo então Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e o ex-líder da UNITA, Jonas Savimbi, na presença de representantes de países da Troika de Observadores, designadamente Portugal, Rússia e EUA.

Com os Acordos de Bicesse tinham ficado para trás 16 anos de confrontação militar e desentendimentos entre o Go-verno e o então movimento rebelde. Os angolanos tiveram, assim, a possibilidade de encarar o futuro com optimismo e confiança. No entanto, este optimismo foi desfeito, porque, pouco tempo depois, houve o reacender dos conflitos.

Ainda assim, a UNITA, numa declaração por ocasião da efeméride, considera que o 31 de Maio de 1991 revestiu-se de um “significado histórico singular”, porquanto os “Acordos de Bicesse exprimiram o patriotismo e a coragem política das partes em conflito que, no interesse nacional, renunciaram aos ditames da guerra fria e optaram pela via do diálogo directo – muitas vezes rejeitado – para cimentar a reconciliação nacional, estabelecer o regime democrático e construir a Nação”. (Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »