Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Presidente da República a caminho de França

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, viajou na manhã de hoje (domingo) à cidade de Paris, para uma visita oficial destinada ao reforço da cooperação bilateral a convite do seu homologo francês, Emmanuel Macron.

No aeroporto, o estadista angolano recebeu cumprimentos de despedida do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, acompanhado de outros membros do governo e altos funcionários do seu gabinete.

De acordo com o programa oficial, os dois países deverão assinar vários acordos de cooperação, com realce para os domínios da defesa, agricultura e formação de quadros.

Os dois estadistas têm igualmente em vista o reforço da parceria nesta nova fase de diplomacia, que se pretende dinâmica, conforme disse no princípio de Março, em Luanda, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian.

Le Drian anunciou, na altura, após audiência com João Lourenço, que o seu país “conhece o enorme potencial de Angola” e sabe da “vontade de uma nova fase de desenvolvimento”, por isso Emmanuel Macron retribuirá a visita em 2019.

Nesta fase de cooperação, as duas nações desejam, segundo Jean-Yves Le Drian, promover um desenvolvimento seguro, bem como assegurar a autonomia do seu desenvolvimento e da sua diversificação económica.

Na ocasião, discutiu-se o regresso à Angola da Agência Francesa de Desenvolvimento, que teria já mobilizado 150 milhões de euros para projectos ligados à água e outros 100 milhões para agricultura, para este ano.

Já o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, disse que o país está empenhado na diversificação da economia, sendo a agricultura a alavanca do processo, e considerou “excelente oportunidade” para os empresários dos dois lados explorarem e aprofundarem a cooperação.

As relações político-diplomáticas e de cooperação entre Angola e França tiveram início a 17 de Fevereiro de 1976, ano em que Paris reconheceu a Independência de Angola, culminando com a assinatura, a 26 de Julho de 1982, do Acordo Geral de Cooperação. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »