Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Destacada trajectória política de Nelson Mandela

A trajectória política de Nelson Mandela foi aflorada nesta sexta-feira durante uma palestra promovida pelo Ministério da Cultura no âmbito do 25 de Maio, Dia de África.

O artista plástico Fernando Alvim, convidado para falar sobre a figura emblemática de Nelson Mandela, fez uma retrospectiva do percurso histórico de “Madiba”, destacando o contributo de Angola na acção política promovida para a mudança de regime na África do Sul.

De acordo com o palestrante, Nelson Mandela tornou-se numa figura incontornável na história de África, com particularidade para a região Austral, tendo deixado um legado e um exemplo que deve servir de inspiração para as novas e futuras gerações.

Fernando Alvim destacou que Angola tem o seu nome no registo, por ter tido um papel fundamental na libertação de Nelson Mandela e no fim do regime do Apartheid, que culminou com as primeiras eleições democráticas multirraciais na África do Sul, e a independência da Namíbia.

Neste particular, o palestrante fez menção a batalha do Cuito Cuanavale que permitiu a mudança do rumo da história da região Austral do Continente Africano.

Adiantou que, pelo histórico, é mais do que merecido que o Cuito Cuanavale figure na lista do património mundial da UNESCO.

Em alusão ao Dia de África, a assinalar-se a 25 deste mês, o Ministério da Cultura está a promover um ciclo de palestras, entre outras actividades culturais, ressaltando a figura de Nelson Mandela.

O Dia de África foi instituído depois da reunião dos chefes de Estados africanos, a 25 de Maio de 1963, em Addis-Abeba, Etiópia, para debater questões decorrentes da sua descolonização e criar uma organização política continental que pudesse defender os interesses de todos. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »