Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Transição no poder no MPLA marcada para 7 de Setembro

O Comité Central do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) aprovou hoje a data de 7 de setembro para a realização do VI congresso extraordinário e a candidatura de João Lourenço, atual vice-presidente, a presidente do partido.

A informação consta do comunicado final saído da segunda sessão extraordinária do Comité Central do MPLA, na qual o presidente do partido, José Eduardo dos Santos, confirmou que deixa este ano a vida política por vontade própria, argumentando que “tudo o que tem um começo tem um fim”.

O secretário para a Informação do partido, Norberto Garcia, disse, na leitura do comunicado final da reunião de hoje, que o Comité Central apreciou a informação do Bureau Político, tendo aprovado “na plenitude” os resultados da terceira sessão ordinária daquele organismo de direção, realizada a 27 de abril passado.

Segundo Norberto Garcia, a proposta de cronograma apontava para a realização do congresso extraordinário do MPLA, na primeira quinzena do mês de setembro, tendo como data prevista 07 de setembro de 2018.

Acrescentou que foi igualmente aprovada a proposta de candidatura de João Lourenço, vice-presidente do MPLA ao cargo de presidente do partido, que é liderado desde 1979 por José Eduardo dos Santos.

Nos últimos tempos têm crescido os comentários na sociedade angolana sobre a existência de uma suposta bicefalia entre o chefe de Estado angolano e vice-presidente do MPLA, João Lourenço, e o líder do partido, José Eduardo dos Santos, em que se incluem críticas internas sobre a situação.

José Eduardo dos Santos, de 75 anos, líder do MPLA desde 1979, anunciou em 2016 que este ano deveria deixar a vida política ativa. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »