Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Trinta casos de Ébola confirmados na República Democrática do Congo

O governo congolês revelou hoje que já existem 30 casos confirmados com o vírus do Ébola, declarado no noroeste da República Democrática do Congo, tendo sido registadas pelo menos 22 mortes.

No total, o Ministério da Saúde congolês registou 58 casos nas três áreas afetadas – as áreas rurais de Iboko e Bikoro ea urbana em Mbandaka (30 confirmados, 14 prováveis e 14 suspeitos) e 22 mortes.

O ministério da saúde congolês já pediu às autoridades dos EUA para os autorizarem a usar um tratamento experimental à base de anticorpos, desenvolvido pelo investigador Jean-Jacques Muyembe a partir de um sobrevivente de Ébola em 1995 e que foi usado em macacos.

As autoridades da RDCongo e a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançaram na segunda-feira uma “vacinação direcionada” contra a doença provocada pelo vírus Ébola em Mbandaka.

As primeiras vacinas foram administradas em cerca de dez pessoas das equipas médicas.

O número de pessoas alvo desta primeira fase de vacinação é estimado em mais de 600: equipas de saúde, quem esteve em contacto com os pacientes – principalmente membros da família -, e as pessoas próximas de quem contactou os doentes infetados.

A RDCongo já recebeu 8.500 doses de vacina, segundo as autoridades.

A campanha de vacinação direcionada continuará em Bikoro (a 100 quilómetros de Mbandaka e a 600 quilómetros de Kinshasa), epicentro do atual surto, declarado a 08 de maio, na fronteira com a República do Congo.

Este é o nono surto da doença desde que apareceu pela primeira vez na RDCongo, em 1976.

A última epidemia ocorreu em 2017 e matou oficialmente quatro pessoas. (Sapo 24)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »