Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Presidente da Catalunha adia posse devido a bloqueio de Madrid

Presidente da Catalunha adia posse devido a bloqueio de Madrid

O presidente catalão, Quim Torra, adiou a tomada de posse do seu governo, prevista para hoje, face ao bloqueio por Madrid à nomeação de membros do Executivo regional que estão detidos ou exilados.

Em comunicado, Quim Torra, que assumiu funções na quinta-feira, denunciou “o bloqueio do governo espanhol” de Mariano Rajoy e anunciou ter pedido à sua administração para “estudar medidas legais que possam ser tomadas”.

Madrid, que controla a administração regional desde a declaração de independência de 27 de outubro, recusa-se a avalizar o decreto de nomeação do executivo catalão, assinado no sábado por Quim Torra.

A entrada em funções de um governo regional é a condição indispensável para o levantamento da supervisão do governo central sobre a Catalunha.

Na sua equipa, o novo presidente catalão incluiu quatro antigos “ministros” regionais do presidente Carles Puigdemont, destituído em outubro, dois dos quais estão em prisão preventiva e dois estão em Bruxelas, com a extradição reclamada pela justiça espanhola.

O governo de Rajoy, que considera a presença destes ministros como uma “nova provocação”, dispõe de dez dias para publicar a lista do governo regional no jornal oficial e assim permitir a sua entrada em funções.

No entanto, não é garantido que o faça, apesar de Torra ter dito tratar-se de um “ato obrigatório”.

Quim Torra foi indicado por Carles Puigdemont, que fugiu para a Alemanha e aguarda uma decisão sobre o mandado europeu de detenção emitido pela justiça espanhola, que pede a sua extradição, para o julgar. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »