Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Governador exige mais rigor no cumprimento do OGE/2018

O governador provincial da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, exigiu hoje, quarta-feira, em Saurimo, mais rigor e transparência na execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) à disposição dos gestores públicos, para que o programa de combate à fome e a pobreza tenha rumo desejável.

A recomendação foi feita durante a apresentação do OGE para a província, avaliado em vinte e sete biliões, 336 milhões, 376 mil e 383 kwanzas (27.336.376.383 KZ), à sociedade civil, membros do governo, entidades religiosas, tradicionais e partidos políticos.

Na ocasião, reiterou a necessidade dos gestores públicos evitarem desperdícios de recursos financeiros, em detrimento de acções que visam o desenvolvimento das comunidades, apontando o comprometimento, profissionalismo, ética e responsabilidade civil, como elementos fundamentais para a boa gestão que se espera.

Sublinhou que o orçamento será implementado para dentre outros objectivos concretizar o Programa de Capacitação Institucional, Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, Desenvolvimento Habitacional e Projecto Água para Todos.

“Este exercício de apresentar o (OGE) ao povo é um dever de cidadania, democracia e transparência. Todos nós somos parte integrante deste país, apesar de ser um orçamento ínfimo”, enfatizou.

Ernesto Kiteculo reconheceu que a província tem muitos problemas no concernente à energia e água, saúde, saneamento básico, infraestruturas rodoviárias, emprego para a juventude, segurança pública, por isso, o governo sozinho não é capaz de resolver, mas sim, com apoio de todos, para a robustez do orçamento.

Avançou que os órgãos da administração local são constituídos por oito unidades orçamentais, Governo provincial da Lunda Sul, Administrações Municipais (Saurimo, Muconda, Cacolo e Dala), Direcção da Saúde, Educação e Hospital provincial.

O OGE de 2017 cifrou-se em 22.447.214.628 Kwanzas, tendo registo um aumento de 4.889.161.755 kwanzas. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »