Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Presidente timorense visita Portugal e participa na cimeira da CPLP em Cabo Verde

O Presidente timorense efetua uma visita de Estado a Portugal, em julho, seguindo depois para Cabo Verde para participar na 12.ª cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, anunciou esta terça-feira a Presidência.

“O Presidente desloca-se primeiro a Portugal para uma visita de Estado e posteriormente viaja para Cabo Verde para participar na cimeira da CPLP”, disse à Lusa Francisco Vasconcelos, chefe da Casa Civil do Presidente timorense.

Antes disso, Francisco Guterres Lu-Olo deverá efetuar, no final de junho, uma deslocação à Indonésia, na primeira visita ao estrangeiro desde que tomou posse, a 20 de maio de 2017. Lu-Olo deverá partir de Díli a 10 de julho para Portugal, onde ficará três, seguindo a 14 de julho para Cabo Verde, indicou. A Presidência de Cabo Verde tinha já esta semana a confirmação da presença dos chefes de Estado dos restantes oito países-membros da CPLP.

Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal, João Lourenço, de Angola, Michel Temer, do Brasil, José Mário Vaz, da Guiné-Bissau, Teodoro Obiang, da Guiné Equatorial, Filipe Nyusi, de Moçambique, Evaristo Carvalho, de São Tomé e Príncipe, e Francisco Guterres Lu-Olo, de Timor-Leste vão ser recebidos pelo Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

A cimeira da CPLP, que decorre a 17 e 18 de julho, coincide com o 22.º aniversário da organização e vai marcar a transição da presidência da comunidade lusófona do Brasil para Cabo Verde.

Antes do encontro dos chefes de Estado e do Governo dos países lusófonos, vão decorrer as reuniões do conselho de ministros, do comité de concertação permanente e dos pontos focais de cooperação. Sob o lema “Cultura, Pessoas, Oceanos”, a cimeira do Sal deverá ter como uma das discussões políticas centrais a questão da circulação e mobilidade no espaço lusófono. O regresso de Lu-Olo à capital timorense está previsto para 18 de julho. (Observador)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »