Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Manifestação de caminhoneiros causa transtorno em rodovias de todo o Brasil

Rodovias de diversas partes do Brasil tiveram pontos de interdição nesta segunda-feira devido a um grande protesto de caminhoneiros contra o aumento no preço dos combustíveis, em especial o diesel. Ao todo, mais de cem pontos tiveram congestionamentos.

Em entrevista à Sputnik Brasil, o presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, disse que nada do que o governo prometeu para a categoria nos últimos anos foi cumprido, o que gerou uma indignação generalizada entre os profissionais. Segundo ele, para defender os seus direitos, os caminhoneiros decidiram protestar de maneira pacífica mas contundente.

Lopes destaca que, hoje, o diesel representa 42% dos custos do caminhoneiro, descrito por ele como “uma pessoa humilde, uma pessoa simples”, que, se deixarem, trabalha até 24 horas por dia, “mas não ganha nada”.

“O governo deu tanto poder para a Petrobras que ela está fazendo o que quer, e da forma que quer. Primeira coisa: ela agora entrou num sistema aí de acompanhar o câmbio, vai andar acompanhando o modelo internacional. Subiu o produto lá, eles aumentam aqui. Mas quando o produto abaixa lá, eles não abaixam aqui. Só sobe”, reclamou.

De acordo com o representante da Abcam, o Brasil não deveria adotar esse modelo, atrelado ao mercado internacional. Para ele, o país não precisa disso.

“Nós entendemos que não temos que estar atrelados a preço internacional. O Brasil não precisa disso, meu Deus do céu. Nós temos suprimento suficiente para atender as nossas necessidades aqui. Não estamos precisando fazer isso.” (Sputnik)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »