Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Autoridade Palestiniana chama embaixadores em quatro países da Europa

A direção palestiniana anunciou ter chamado os seus embaixadores em quatro países da União Europeia, que enviaram representantes a uma cerimónia israelita para assinalar a abertura da embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém.

Os quatro países são a Áustria, a Hungria, a República Checa e a Roménia, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros palestiniano na Cisjordânia ocupada.

Representantes destes países participaram numa cerimónia com a delegação norte-americana no Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita no domingo, na véspera da inauguração da embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém.

Na terça-feira, a Autoridade Palestiniana tinha anunciado a decisão de chamar o seu representante nos Estados Unidos, Hossam Zomlot.

Dezenas de países, entre eles a maioria dos europeus, não assistiram à referida cerimónia no Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita para a qual foram convidados 86 embaixadores e encarregados de negócios, 40 dos quais aceitaram.

A maioria dos Estados europeus, entre os quais Portugal, Espanha, Reino Unido, França e Itália, boicotou a cerimónia por não concordar com a mudança da embaixada de Telavive para Jerusalém, que rompe o consenso da comunidade internacional.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a mudança da embaixada em dezembro, quando reconheceu Jerusalém como a capital de Israel, suscitando críticas da maioria da comunidade internacional e a ira dos palestinianos.

Estes reivindicam Jerusalém oriental, ocupado em 1967 e posteriormente anexado por Israel, como a capital de um desejado Estado da Palestina. (Observador)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »