Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

UNTA apela engajamento dos sindicatos na melhoria do bem-estar social

O secretário-geral da União dos Sindicatos de Benguela, José Joaquim Laurindo, defendeu hoje (segunda-feira), maior engajamento dos sindicatos na melhoria do bem-estar social dos trabalhadores.

O responsável que falava durante o acto comemorativo dos 58 anos da fundação UNTA-CS, que se assinala hoje, 16 de Abril, disse não estar satisfeito com a actual conjuntura do país, em função dos baixos salários dos trabalhadores que perderam o poder de compra.

Joaquim Laurindo adiantou que, face a esta situação, a UNTA vai continuar a lutar para encontrar um equilíbrio, cuja responsabilidade recai aos agentes sindicais, que devem empenharem-se para o comprometimento com a causa dos trabalhadores.

O secretário-geral lembrou aos presentes, que o dia comemorativo deve servir de reflexão, bem como de relançamento das jornadas sindicais que vão culminar com o acto no dia internacional do trabalhador, 1 de Maio.

O acto que foi abrilhantado com momentos culturais e intervenção dos participantes apelando a melhorias de condições de trabalho, contou com a participaram de filiados em sindicatos Educação, Cultura, Comunicação Social, Juventude e Desportos, Transportes, Indústria, entre outros.

Foi a 16 de Abril de 1960, que um punhado de patriotas, sob liderança de Pascoal Luvualu fundou a UNTA, no então Congo leopoldevelle, actual República Democrática do Congo.

A fundação da UNTA representou na época a emanação de uma força capaz de contribuir para a luta de libertação nacional, face à intensificação das práticas repressivas e de exploração do colonialismo português, ante a expansão do movimento de libertação nacional em África nos princípios dos anos sessenta do século passado. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »