Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Servidores prisionais são retratados em livro

O comportamento do servidor penitenciário influencia muito na reabilitação dos cidadãos que se encontram detidos de forma preventiva ou condenados nas unidades prisionais e, por isso, deve ser digno e urbano, afirmou o docente universitário Fernandes Manuel.

O docente falou à Angop a propósito da apresentação quarta-feira, em Luanda, de um livro intitulado “Crimes e psicologia no sistema penitenciário”, de 145 páginas, editada em Lisboa e impressa em Luanda.

Segundo Fernandes Manuel, a reabilitação é um processo bastante complexo que geralmente afecta a personalidade do próprio recluso e está intrinsecamente ligada à pessoa que trata dele.

Se o reabilitador tiver uma postura digna e urbana, automaticamente o cidadão em reabilitação vai pautar por esta conduta, explicou o docente.

Para Fernandes Manuel, a presente obra contribui para a reabilitação e posterior ressocialização, porque chama a atenção tanto das pessoas que foram punidas por violarem as normas jurídicas, como das que tratam sobre a necessidade de um comportamento adequado.

Do ponto de vista temático, o autor disse que aborda aspectos ligados ao crime, motivações para as acções criminais, personalidade dos criminosos, conceitos de psicologia forense e da aplicação da própria psicologia no sistema de justiça.

Fernandes Manuel disse que o livro aborda também aspectos ligados ao próprio comportamento para o refrescamento das pessoas que entendem sobre a matéria. (Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »