Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Rebeldes matam dezenas de soldados sudaneses no Iêmen

Dezenas de soldados sudaneses que participam na coligação militar árabe que apoia o governo do Iêmen morreram em uma emboscada dos rebeldes no norte do país, disseram neste sábado fontes militares e rebeldes.

Segundo fontes militares, os soldados morreram na madrugada de sexta-feira por disparos e artefactos explosivos lançados pelos rebeldes contra seu comboio, perto da cidade de Midi, na província de Hajjah.

“Os soldados sudaneses foram atraídos a uma emboscada pelos rebeldes que lhes permitiu avançar para áreas nas que esperavam para atacá-los”, disse uma autoridade iemenita à AFP sob a condição de anonimato.

Os rebeldes huthis informaram deste ataque em seu site Al Masirah, afirmando que dezenas de soldados sudaneses morreram e que carros blindados foram destruídos.

O Sudão não fez, por enquanto, nenhum comentário oficial. Centenas de soldados do país participam na coligação, à que Cartum se uniu em 2015.

O exército sudanês se abstém de falar de sua operação no Iêmen.

Na quinta-feira, oficiais militares iemenitas disseram que centenas de soldados da Arábia Saudita e do Sudão chegaram ao norte do país para reforçar as tropas mobilizadas em volta do bastião rebelde de Saada, próxima a Hajjah.

As operações se intensificaram desde a chegada destes reforços e se desenvolvem com o apoio da aviação da coligação. As tropas desta avançaram vários quilómetros, segundo responsáveis iemenitas.

Mas a coligação tem dificuldades para avançar nas frentes de Marib (centro) e Hodeida (oeste).

O governo do presidente, Abd Rabbuh Mansur Al-Hadi, foi expulso da capital do Iêmen pelos huthis em 2014.

A guerra no Iêmen deixou mais de 10.000 mortos desde 2015 e provocou uma importante catástrofe humanitária, segundo as Nações Unidas. (Afp)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »