Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Peritos da SADC reunidos em Luanda

Peritos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) estão reunidos, desde a manhã de hoje, segunda-feira, em Luanda, para apreciar os documentos a serem submetidos ao encontro dos chefes da diplomacia destes estados membros.

A cúpula da SADC pretende com este encontro discutir os caminhos para ajudar a RDC e o Lesotho a ultrapassar a crise política e social que enfrentam, bem como consolidar o processo democrático na região austral.

O encontro de especialistas, que termina ainda hoje, será seguido da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da SADC, a ter lugar no período da tarde, cujo objectivo é preparar a Cimeira Extraordinária da Dupla Troika da região, a nível de Chefes de Estado e Governo, que se realizará na terça-feira, na capital angolana.

Orienta os trabalhos da sessão de peritos o director para África e Médio Oriente do ministério angolano das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo.

Especialistas de Angola, RDC, Namíbia, Zâmbia, África do Sul, Swazilândia, Tanzânia e Reino do Lesotho participam no referido encontro.

O Reino do Lesotho é um país membro da SADC que se encontra em crise política, agravada pelo assassinato, por subordinados, de dois chefes das suas forças armadas em 2015 e 2017, o que levou as autoridades a solicitarem uma intervenção da organização regional que desdobrou, em Dezembro último, um contingente de 269 membros, entre militares, polícias, peritos de inteligência e civis.

Na República Democrática do Congo, decorrem os preparativos para a realização das próximas eleições. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »