Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

País necessita de 40 mil novos professores – Pacheco Francisco

O país precisa de 40 mil novos professores para resolver o problema do acesso de crianças ao sistema se ensino e aprendizagem, informou, em Ndalatando, o director nacional para o ensino geral, Pacheco Francisco.

Segundo o responsável, o governo vai admitir 20 mil novos professores no presente ano lectivo que irão contribuir para a redução do número de crianças fora do sistema de ensino e atenuar o actual quadro de excesso de alunos nas salas de aulas.

Pacheco Francisco que falava quinta-feira à imprensa no final de uma visita de avaliação e constatação das condições de trabalho, do nível organizacional e de implementação do sistema de ensino e aprendizagem, efectuada pelo secretário de Estado para o ensino técnico e profissional, Jesus Baptista, ao Cuanza Norte, indicou que os problemas da educação estão identificados.

Para o responsável, o problema da qualidade no sector da educação deve ser resolvido com a construção de mais salas de aulas, admissão de novos professores, formação permanente dos docentes, bem como o estímulo aos alunos através da distribuição da merenda escolar,

De acordo com o entrevistado, as estatísticas que estão a ser feitas sobre o número de crianças fora do sistema de ensino devem ser realistas através das listas de espera de alunos controladas pelas direcções de escolas e não de forma aleatória, como actualmente alguns círculos do país têm estado a divulgar.

Exortou os directores de escolas a exercerem o seu verdadeiro papel de fiscalização e coordenação do sistema de ensino e aprendizagem, assim como da gestão escolar.

Durante os dois dias da visita iniciada segunda-feira, o Secretário de Estado da Educação para o ensino técnico e profissional, Jesus Baptista, constatou as condições de trabalho e de implementação do sistema de ensino nos municípios de Cazengo (sede da província), de Cambambe, Quiculungo, Samba Cajú e Lucala. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »