Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Navio reforça mobilidade no sector dos transportes

Uma embarcação do tipo “fast ferry boat 4812” vai ajudar o sector dos Transportes a reforçar o seu programa de mobilidade de pessoas e mercadorias entre Luanda, Cabinda e Soyo.

Segundo um comunicado chegado hoje (sexta-feira) à Angop, no Estaleiro Naval da Dámen Shipyards (construtora de navios na Singapura), o ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, testemunhou a cerimónia de lançamento à água do navio, “fast ferry boat 4812”, em fase conclusiva de construção.

No acto Augusto da Silva Tomás esteve ladeado do embaixador de Angola na Singapura, Fidelino Figueiredo.

O navio, adquirido pelo Governo angolano nos termos de um contrato de construção e fornecimento celebrado entre os dois países, transportará para além de passageiros, viaturas ligeiras, camiões, contentores, equipamentos e carga geral.

O ministro Augusto Tomás afirmou, na cerimónia, que o lançamento à água da embarcação é a confirmação de um novo ciclo na história da cabotagem em Angola.

Informou que o conjunto de variáveis que abarca o projecto de cabotagem norte de Angola vai contribuir para o aumento do emprego, do rendimento das famílias, das empresas, e para o crescimento económico.

Esta deslocação à Singapura insere-se no reforço do projecto de cabotagem do norte de Angola em curso adstrito ao ramo marítimo e portuário, o qual tem vindo a revigorar-se através da reabilitação, construção e modernização de novas infraestruturas marítimas e terrestres.

No âmbito do seu programa de desenvolvimento, o Ministério dos Transportes está a construir as novas infraestruturas nas províncias de Cabinda e do Zaire, incluindo a aquisição de meios e equipamentos reservados ao transporte de pessoas e bens.

O investimento no subsector marítimo e portuário em Angola inclui a aquisição de meios e equipamentos de alta tecnologia, de forma a adequá-los aos objectivos exigidos pelo mercado nacional, regional, e consequentemente, internacional.

O trabalho em curso inclui a construção do quebra-mar e o Terminal Marítimo de Passageiros na província de Cabinda, o Terminal Fluvial de Passageiros no Soyo, província do Zaire, e o fornecimento de um navio do tipo “roll-on roll-off” e de outro navio do tipo “fast ferry boat 4812”.

No domínio da aviação civil, Angola e a Singapura assinaram a 19 de Abril, pela primeira vez, um acordo aéreo para o transporte de passageiros e carga, estreitando assim as relações entre os dois Estados, e aumentando a conectividade entre a região da África Austral e o continente asiático. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »