Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Liga Nacional Africana contribuiu para independência nacional

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, considerou hoje, em Luanda, a Liga Nacional Africana um espólio que deu o seu contributo no longo e difícil percurso do país como nação independente.

A governante fez esta afirmação quando fazia o descerramento de uma placa que simbolizava o edifício como Património Histórico Cultural, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado quarta-feira (18).
A Liga Nacional Africana é um local histórico que deve transmitir conhecimentos a nova geração sobre o antes e pós independência. É preciso que todos nós valorizemos os esforços consentidos por muitos nacionalistas e ter a noção do quanto custou a nossa liberdade “, disse a ministra.

A cerimónia assistida por muitos nacionalistas, contou com a exibição de um documentário denominado “ O Lugar da Memória “, que retrata o contributo prestado pela Liga Nacional Africana desde a sua fundação, no domínio político, literário, músico e do teatro, assim como uma exposição de mais vinte fotografias.

Na ocasião, o nacionalista Amadeu Amorim enalteceu o esforço do Executivo angolano em reconhecer a Liga Nacional Africana como Património Histórico Cultural.

A liga desempenhou uma função de extrema relevância durante as fases que antecederam a independência do país , por isso torna-se necessário conservar, proteger e eternizá-la, disse.

A Liga Nacional Africana foi o local onde muitos cidadãos reuniram-se para a luta contra o colonialismo português e a independência para a conquista da liberdade. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »