Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Jovens abordam desafios no contexto da diversificação económica

Cerca de quatrocentos jovens angolanos abordam, entre outros temas, “o desenvolvimento socioeconómico e cultural da província de Luanda” e “os desafios da juventude angolana no contexto da diversificação económica para o desenvolvimento de Angola”, de modo a darem o seu contributo.

Os debates decorrem no festival da juventude e estudantes, uma iniciativa da organização juvenil do MPLA (JMPLA) de Luanda, para incutir nos jovens e estudantes o espírito de unidade, de coesão e da preservação da paz, segundo o seu primeiro secretário provincial, Nelson Lopes Funete.

A “juventude e o primeiro emprego, suas políticas de implementação e fiscalização”, “a valorização das redes sociais para o desenvolvimento e diversificação da economia”, “alimentação e valorização da cesta básica” e a “importância do Angosat para a diversificação da economia nacional e desenvolvimento do país”, são os temas em debate no certame, aberto na quinta-feira (dia 19).

Os temas são abordados pelos ministros da Comunicação Social, João Melo, das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Faria Maiato, da Saúde, Sílvia Lutukuta, do Ambiente, Paula Cristina Francisco Coelho, pelo vice-governador da província de Luanda para o sector económico, Júlio Marcelino Bessa, entre outros membros do Governo angolano.

Esta edição, a 8ª do Festi-Jovem, decorre até ao dia 22 do corrente mês, no distrito urbano dos Ramiros, sob o lema “juventude unida pela diversificação económica e preservação do ambiente”, no intuito de promover também o voluntariado no seio da juventude, dedicação aos estudos, ao trabalho e o amor ao próximo.

Na quinta-feira, a cerimónia de abertura do festival foi orientada pelo primeiro secretário provincial do MPLA de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, na presença do primeiro secretário nacional da JMPLA, Sérgio Luther Rescova Joaquim.

Actividades

Durante quatro dias, para além dos debates, os jovens efectuam visitas à Rádio Nacional de Angola (RNA), Televisão Pública de Angola (TPA), Escola do Ambiente, Base Naval, Zona Económica Especial (ZEE), ao Pólo Agrícola da Quiminha, ao novo Aeroporto Internacional, Regimento Aéreo Helicóptero e ao Governo Provincial de Luanda, para se inteirar do seu funcionamento.

Recreação

No primeiro dia, o festival foi animado pelos músicos Maya Cool, Baló Januário e por grupos de dança tradicional.

Os trabalhos do festival são orientados por Nelson Lopes Funete, primeiro secretário provincial da JMPLA de Luanda.

MPLA

Nesse sábado, o Comité Provincial do MPLA de Luanda realizou um encontro alargado com os primeiros e segundos secretários dos comités de acção do partido, no quadro da preparação das eleições autárquicas, previstas para 2020, segundo recomendação do Conselho da República.

O encontro, realizado no pavilhão da cidadela desportiva, foi orientado pelo primeiro secretário provincial do partido, Adriano Mendes de Carvalho, e serviu para dar a conhecer a agenda política do MPLA para 2018, o processo de preparação das autarquias, reforçar o papel dos comités de acção, entre outros temas. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »