Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Jornalista lança este ano “O poder diplomático da Batalha do Cuito Cuanavale”

O jornalista angolano, Amílcar Xavier, anunciou, no Lubango, província da Huíla, para este ano, ao lançamento da sua primeira obra literária intitulada “O poder diplomático na Batalha do Cuíto Cuanavale”, com 120 páginas, em Luanda.

O também investigador, que esteve no Lubango no fim-de-semana para uma conferencia sobre a resistência anti-colonial no sul de Angola, disse à Angop, nesta cidade, que o lançamento será feito por ocasião do aniversário do assinatura dos acordos de Nova Iorque, a 22 de Dezembro.

Referiu que o livro será ilustrado com fotografias e contextualizadas e com infografias fruto de um trabalho de investigação científica e cultural conseguidos por meio de biblioteca, centros bibliotecários e acervos culturais existentes em Angola e no estrangeiro.

A ser escrito em português e, posteriormente em inglês e francês, será produzido totalmente em Angola e numa primeira fase, prevê-se extrair cinco mil exemplares.

“De uma forma geral, a obra narra todo período que marcou o serviço diplomático do Estado Angolano, que culminou com a assinatura dos acordos de Nova Iorque, em Dezembro de 1988”, disse.

“A partir daí desenvolveu-se uma diplomacia construtivista, onde o antigo presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, após a tomada de posse em 1979, chamou esta responsabilidade de se ter uma diplomacia activa, actuante e patriótica para que pudesse acompanhar a dinâmica do exército FAPLA na sua luta contra o exército racista sul-africano que estava com todo seu poderio bélico instalado no sul de Angola”, afirmou.

Amílcar Xavier, reafirmou igualmente o seu desejo de contribuir para um “profundo” conhecimento sobre o papel que Angola desempenhou, para que Nelson Mandela fosse libertado. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »