Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Jornalismo requer postura isenta – reafirma ministro João Melo

Manter uma postura isenta, independente e crítica e produzir uma informação dinâmica são alguns dos compromissos que o jornalista deve manter no exercício da sua actividade, reafirmou hoje, quinta-feira, em Luanda, o ministro da Comunicação Social, João Melo.

O governante teceu essa consideração durante o Seminário Sobre Reportagem Jornalística, em que dissertou o tema “Discurso Jornalístico da Actualidade” dirigido à profissionais da Comunicação Social das províncias de Luanda, Bengo, Cabinda e Zaire.

Realçou que os jornalistas devem produzir uma informação completa e fidedigna, estimular o debate contraditório, bem como respeitar a ética e a deontologia.

Para o ministro João Melo, o discurso jornalístico na actualidade ou discurso jornalístico em si mesmo deve, de facto, ser um discurso estritamente informativo, da factualidade, da actualidade e da objectividade como mandam as boas regras do jornalismo.

Considera que quanto ao compromisso de produzir uma informação completa e fidedigna, isso implica valorizar todos os factos socialmente relevantes, sejam eles negativos ou positivos, assim como não se pode insistir na prática de ocultar os factos, porque isso descredibiliza a imprensa.

Por outro lado, enfatizou a necessidade de não se ir ao reboque das redes sociais, um problema grande que actualmente se verifica, mas deve-se apurar os factos e cruzar as fontes.

A acção formativa, que tem como objectivo elevar o nível de competência técnica e profissional de jornalistas, é sequência de outras que já beneficiaram profissionais dos sector das províncias das regiões do centro e sul do país. A mais recente realizou-se em Malanje, tendo participado, além de jornalistas dessa província, os do Uíge e Cuanza Norte(Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »