Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Irão está pronto a voltar ao programa nuclear caso EUA abandonem acordo

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, afirmou que, caso os EUA abandonem o Plano de Acção Conjunto Global (JCPOA), ou seja, o acordo internacional acerca do programa nuclear de Teerão, e voltem a introduzir sanções contra o país, o Irão pode retomar o seu programa nuclear.

“Temos várias opções, e todas essas opções estão prontas. Entre elas estão as que incluem o reinício da nossa actividade nuclear com uma maior velocidade”, assinalou Zarif em entrevista ao canal CBS.

Além disso, o ministro frisou que, se os Estado Unidos abandonarem o acordo, o Irão implementará essas medidas imediatamente. “Essas opções estão prontas para ser realizadas, e nós tomaremos a decisão necessária quando acharmos que é necessário”, acrescentou.

Em Janeiro, os EUA, Reino Unido, França e Alemanha criaram um grupo de trabalho para elaborar um acordo abrangente adicional ao JCPOA. O trabalho se iniciou na sequência da postura do presidente norte-americano, Donald Trump, que repetidamente expressou descontentamento com o acordo fechado em 2015 e ameaçou o abandonar caso o documento não fosse “corrigido”.

Em 14 de Julho de 2015, o Irão por um lado, e a Rússia, EUA, Reino Unido, China, França e Alemanha por outro, chegaram a um acordo histórico no que diz respeito à regulamentação do problema nuclear iraniano: os países assinaram o JCPOA, o que resultou no cancelamento das sanções económicas impostas a Teerão por parte do Conselho de Segurança da ONU, EUA e a União Europeia. (Sputnik)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »