Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Graça Machel rende homenagem a Winnie Madikizela-Mandela

Graça Machel, a única mulher na história que foi casada com dois Presidentes, prestou uma vibrante homenagem, terça-feira, à sua “irmã mais velha” Winnie Madikizela-Mandela, que faleceu segunda-feira em Joanesburgo, na África do Sul.

Machel, que foi casada com o ex-Presidente moçambicano, Samora Machel, morto num acidente de avião, e mais tarde com Nelson Mandela, saudou a ex-esposa Winnie, considerada como a “mãe da nação” na África do Sul

“Enquanto me esforço por aceitar a sua transição, eu consolo-me com o facto de você se ter tornado numa das estrelas mais brilhantes do céu onde você sempre estará presente e radiante”, declarou Machel.

Segundo ela, a vida extraordinária que Madikizela-Mandela levou “é um exemplo de coragem resiliente e paixão insaciável que é uma fonte de inspiração para nós todos para vencer corajosamente os desafios com uma força e uma determinação inabaláveis”.

Em 1958, Madikizela-Mandela casou-se com Nelson Mandela, em Joanesburgo. Eles permaneceram casados por 38 anos e tiveram dois filhos comuns.

Em 1963, Mandela foi preso na sequência do julgamento de Rivonia e daí em diante Winnie tornou-se no rosto público de Mandela durante os 27 anos que este passou na prisão.

Durante este período, ganhou destaque no movimento antiapartheid. Foi várias vezes presa e detida pelos Serviços de Segurança do Estado e passou vários meses no isolamento.

Nelson Mandela foi libertado da prisão em 11 de fevereiro de 1990, e o casal separou-se em 1992, mas permaneceu oficialmente casado até o divórcio ser finalizado em março de 1996.

O estadista de classe mundial casou-se então com Graça Machel por ocasião do seu 80.º aniversário natalício, e eles ficaram inseparáveis até à a morte de Mandela em 2013. (Panapress)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »